Por admin

/ Em Desenvolvimento de aplicações /

Postado em

nov 04, 2015

Novidades do Power BI 2015

A Redbelt foi uma das primeiras empresas que utilizou a ferramenta Power BI da Microsoft no Brasil.

No ano de 2014, tivemos o desafio de atender a uma demanda de relatórios utilizando os conceitos de BI (Business Intelligence) e para manter a sua política de pioneirismo na tecnologia, decidimos utilizar o Power BI como ferramenta para visualização das informações. No mesmo ano o Power BI tinha uma das suas primeiras versões beta, consigo carregava como qualquer tecnologia beta, inúmeras limitações. Desde então, o uso do Power BI para a implementação da solução no cliente, obteve melhorias incontáveis.

Nesse artigo vou listar algumas melhorias que considero importantes. Para calcular o grau de importância das melhorias, levei em conta algumas “dificuldades” que tivemos, principalmente no período de conclusão do projeto. As limitações surgiram no momento da criação dos layouts e na exibição das informações.

Abaixo, uma pequena lista de melhorias implementadas recentemente no Power BI:

  • Modo Full Screen: Para a visualização dos relatórios e dashboards, não havia uma opção de “Tela Cheia”, era impossível dedicar 100% da tela para o relatório. A exceção ocorria com o Power Map, que já possuía uma opção para gerar um vídeo e reproduzi-lo no Windows Media Player. Junto com a opção de Full Screen, vieram mais algumas opções que auxiliaram em uma visualização personalizada e detalhada dos relatórios, entre elas temos o modo In-Focus, que permite que o usuário tenha mais detalhes do dashboard. Também faz parte desse pacote o “Fit to Screen”, essa funcionalidade adequa o dashboard em espaços disponíveis em tela;
  • Power BI Q&A: Com perguntas simples e intuitivas, o Power BI Q&A retorna respostas em forma de tabela e/ou gráficos interativos. Essa funcionalidade ajuda muito quando temos relatórios carregados de informações;
  • Power BI Share: No projeto que implantamos, tínhamos a dificuldade de assegurar que as informações de um relatório não fossem alteradas por outros usuários. Agora é possível compartilhar conteúdo específico. Um painel permite que você compartilhe informações como “somente leitura” para usuários com restrições de acesso, mantendo a integridade das informações.

Hoje, relatei apenas algumas melhorias, pois a lista de novos recursos é muito extensa.

A Microsoft está investindo muitos recursos para transformar o Power BI, deixando-o cada vez mais completo e competitivo.

Nos próximos artigos pretendo trazer outra melhorias e se possível, alguns exemplos de novas funcionalidades que fazem parte da nova versão do Power BI.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *