Por Gustavo Camargo

/ Em Negócios /

Postado em

jun 27, 2016

Por que a TI é inevitável para qualquer empresa?

Há tecnologia em todo lugar. E não falo isso só porque trabalho na área. Quer a prova? Veja nessa rotina por exemplo:

Você acorda, confere a caixa de e-mails e agenda pelo seu dispositivo móvel, sai para o trabalho e recebe uma notificação de quanto tempo levará até o destino. Chama um táxi pelo aplicativo de sua preferência e durante o percurso é convidado para uma videoconferência, onde precisa validar a apresentação que será feita para um cliente. Você edita a apresentação online, já que este documento está na nuvem, acessível a qualquer momento de qualquer lugar. Ao chegar ao escritório, não precisa colocar a mão no bolso, pois o valor já foi debitado no cartão. Quando chega a hora de almoçar decide comer um pastel na feira e o vendedor aceita débito e crédito.

Na volta, pega uma carona com um amigo. Para mostrar o endereço, usa o GPS. Chegando em casa, acessa as redes sociais e assiste sua série favorita no streaming. Antes de dormir, verifica a agenda que já está conectada com seu aplicativo de GPS. Ele avisará no dia seguinte quanto tempo levará para chegar no próximo compromisso de acordo com sua localização.

Viu só? Está em todo lugar

Se parar para pensar, em todos os serviços usados – do mais simples ao sofisticado – a tecnologia esteve presente. Por isso, a TI é inevitável. Muitos pensam que a Tecnologia da Informação está presente só nas grandes corporações, numa sala cheia de computadores, com profissionais que falam de um jeito bastante específico e totalmente longe do dia a dia de uma empresa.

Porém, a beleza da nossa área justamente está aí. Encontrar algo que parece extremamente complicado e torná-lo o mais simples possível. Tão simples que qualquer pessoa – leigo ou especialista – possa usá-lo no dia a dia. Tão simples que nem se nota sua presença.

“O real significado da simplicidade é pegar alguma coisa muito complicada e torná-la fácil para qualquer pessoa utilizar”

Segurança, Nuvem e Desenvolvimento

Tudo o que envolve tecnologia e parece ser simples, na verdade já teve sua complexidade inicial. Antes de fazer funcionar, é preciso acertar a mão em todos os pré-requisitos e não deixar brechas para que suas informações corram riscos.

Por exemplo, os seus dados estão seguros na internet? Quais sistemas de segurança são usados? Do que eles protegem? E a agilidade e praticidade que a nuvem oferece? Você já aderiu? Já pensou que desenvolver um sistema especialmente para o seu negócio pode ser um investimento de grande retorno lá na frente?

TI é essencial

Por isso, a TI é muito importante para o seu negócio. Não importa o tamanho da sua empresa, o objetivo de um bom trabalho para quem presta o serviço em tecnologia da informação é oferecer as ferramentas que vão facilitar sua rotina e ensinar a utilizar o máximo potencial dela.

Você já se perguntou se está pagando por algo que subaproveita?

Será que a sua empresa precisa de todos os recursos do sistema ERP?

Se não precisa, onde é possível economizar? E se preciso mais, onde invisto?

As respostas estão nos profissionais de TI

Se é taxista, ambulante ou CEO de uma grande multinacional, para encontrar o melhor caminho para o seu negócio é preciso contar com uma boa consultoria especializada em TI. Profissionais especializados irão direcionar exatamente o que você precisa para obter o máximo desempenho. Seja organizando, agilizando, melhorando a comunicação ou otimizando os processos da sua empresa.

A tecnologia está inserida no dia a dia das pessoas e contar com alguém que domina, sabe interpretá-la e como mostrar o caminho pode ser um diferencial diante dos concorrentes.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *