Por Marcela Goncalves

/ Em Desenvolvimento de aplicações /

Postado em

out 24, 2016

Usabilidade e User Experience Dão na Mesma? Repense

Atualmente muito se ouve falar sobre Usabilidade e UX (User Experience) no cenário de desenvolvimento de software, porém poucos sabem o conceito destes assuntos e suas peculiaridades. Neste post vou definir estes itens bem como mostrar sua importância na construção de aplicações bem-sucedidas.

Usabilidade: está ligada ao grau de facilidade que o usuário possui ao executar tarefas a fim de atingir seu objetivo.

Em linhas gerais a usabilidade é o pré-requisito básico que todo e qualquer sistema necessita para que ser utilizado, contando com os seguintes atributos:

  • Facilidade de aprendizagem: o sistema deve ser fácil de entender, para que esteja familiarizado rapidamente.
  • Eficiência: após o usuário aprender a utilizar, um sistema eficaz proporciona a otimização de tarefas promovendo maior produtividade.
  • Facilidade de memorização: o sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o usuário se recorde como usá-lo. Também é importante aplicar padrões, para que mesmo em telas ainda desconhecidas, os padrões deixem o sistema intuitivo estando o usuário já familiarizado com a interface.
  • Segurança: o sistema deve prever erros, evitar que os usuários os cometam e, se o cometerem, permitir fácil recuperação ao estado anterior.
  • Satisfação: o sistema deve ser usado de forma agradável, para que os usuários fiquem satisfeitos com a sua utilização.

User Experience: está ligada ao sentimento do usuário ao utilizar determinada ferramenta. Refere a percepção e o pensamento individual do usuário ao utilizar o sistema.

UX faz com que além de o sistema realizar o papel para o qual foi designado, ainda provoque sensações de satisfação no usuário, proporcionando diversão, alegria, engajamento, etc.

Estes conceitos muitas vezes são tratados separadamente no mercado, porém em minha visão eles são complementares para se obter um resultado satisfatório.

Ter estes conceitos em mente até que não é uma tarefa difícil comparada com a sua aplicação dentro de projetos, principalmente porque o problema não está na utilização em si e sim no engajamento do time que desenvolve as aplicações. Por mais que seja um item importantíssimo para a entrega de um produto com qualidade, muitos não dão a devida importância e acreditam que adicionar um teste de usabilidade no final do projeto já é o suficiente.

Levar a qualidade do seu projeto como segundo plano só trará problemas como retrabalho, perda de produtividade, tempo, dinheiro e até mesmo clientes. Então, agora que você já sabe que incluir User Experience no seu projeto pode ser um diferencial para uma entrega de qualidade, sugiro não deixar de considera-lo nos próximos.

0
Marcela Goncalves

Autor: Marcela Goncalves

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, MCPS certificada pela Microsoft em - HTML5 com JavaScript e CSS3, possui características de Designer como personalização de identidade visual em Web Sites e em sites Sharepoint. Desenvolvedora Front-End, utilizando tecnologias como CSS3, HTML5, JQuery, Javascript, SEO, Bootstrap.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *