Por Fernando Andreazi

/ Em Modernização de TI Nuvem /

Postado em

out 31, 2016

Backup: 4 Indicadores de que Sua Empresa PRECISA Modernizá-lo

Backup não precisa ser um processo complicado, com altos custos e possíveis falhas. Ao optar por uma solução moderna de backup você só tem a ganhar. Agilidade na operação da TI, disponibilidade e segurança de dados, otimização de espaço, flexibilidade e, com certeza, redução nos custos são algumas dessas vantagens.

Se a sua TI passa por uma das dificuldades abaixo, já basta a leitura desse artigo para ter o diagnóstico certeiro: seu backup necessita de atualização. Se ela passa por todas, então, a modernização do backup deveria ser considerada prioridade número 1 do seu negócio, pois uma vez mal administrado, o backup pode acarretar graves problemas.

  • Custos altos de armazenamento e retenção de dados

Um dos maiores benefícios do backup moderno e que, na prática, influencia em boa parte das decisões de qualquer empresa, é o custo. Mas com uma modernização considerando o ambiente de nuvem ele é reduzido, com menos estrutura física e processos bem mais eficientes.

Além disso, o backup é compacto. É possível identificar os arquivos que já foram salvos. A atualização contempla apenas dados modificados e a ausência de fitas também garante redução do tamanho do backup.

Logo, se essa ainda não é a sua realidade, algo está errado.

  • Duplicidade de dados

Imagine descobrir vários dados da sua organização em duplicidade. Isso ocupa mais espaço e gera insegurança – quem sabe além de duplicar informações alguma falha no processo também apagou ou deixou de gravar algum dado. Muita dedicação será necessária… Alguém terá de averiguar os arquivos um a um. Ao longo dos dias e imerso na rotina, esse processo pode acarretar em horas e horas de retrabalho.

Uma solução de backup moderna e automatizada garante que dados já gravados, não serão gravados novamente.

  • Falta de agilidade

Backups pouco ágeis complicam a restauração de dados e dependem obrigatoriamente de processos manuais. Isso é muito ultrapassado! Sem usar fitas, os processos ficam mais rápidos e a busca por arquivos também é otimizada. Mudanças e adaptações podem ser feitas de maneira fácil e rápida.

  • Fragilidade nos processos

Segurança é imprescindível! Com possíveis falhas de segurança e danos na base de dados, sua empresa e todas as informações estão literalmente expostas. O que não acontece no backup moderno com conexão criptografada na transmissão de dados.

Além disso, a Replicação Geográfica permite que o material fique disponível em mais de um datacenter – o que garante ainda mais estabilidade.

Para te ajudar nisso, especialmente se o core da sua empresa não for TI, é interessante contar com uma equipe interna especializada ou uma consultoria que suporte (e se preocupe verdadeiramente com) todos esses aspectos.

Por todos esses aspectos que listei, um backup moderno, seja parte ou inteiramente na nuvem, pode trazer melhorias em segurança, estabilidade, tranquilidade para todos os gestores e colaboradores, e tornar a sua TI muito mais produtiva. Afinal, uma vez que o backup passa a ser automatizado, a equipe pode dedicar horas com outros avanços para o negócio. Olha só que maravilha!

0
Fernando Andreazi

Autor: Fernando Andreazi

Especialista em soluções de Cloud Computing e MVP de Office 365, Fernando Andreazi possui mais de 10 anos de experiência em tecnologia da informação, com foco em soluções de infraestrutura, gerenciamento e soluções de nuvem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *