Por admin

/ Em Desenvolvimento de aplicações /

Postado em

dez 19, 2016

Sua intranet ou SharePoint parou de funcionar recentemente? Entenda o porquê

Se o seu negócio tem enfrentado problemas com o SharePoint ou intranet, saiba que você não está sozinho no mundo! Provavelmente isso acontece porque a sua empresa está customizando o SharePoint de uma forma antiga a qual não é mais suportada.

O Sharepoint possui duas versões quando falamos sobre onde ela é instalada. A mais nova online (não existe necessidade de instalação) e a on-premisses, instalada dentro do seu ambiente. A versão online fica dentro do Office 365 e traz algumas restrições com relação às versões anteriores.

Acontece que cada uma das versões tem características do próprio produto com relação à customização de SharePoint e o seu desenvolvimento. A versão on-premisses permite customizações ilimitadas e mais livres para o desenvolvedor, o que acaba sendo bom para ele – até certo ponto. Por outro lado, as chances de ocasionar erros são muito maiores, desestabilizando o ambiente e prejudicando inclusive a performance do administrador.

Já a versão online, é mais restritiva. Atualmente o modelo de customização indicados são os Add-Ins. Este modelo é o mais seguro, pois não suporta customização de código dentro do próprio servidor SharePoint. Desta forma, uma das abordagens que temos é o Add-In SharePoint Hosted, através de customização de código do lado do cliente. O Javascript, por exemplo, torna a experiência do usuário mais segura e rica. Em outras palavras, oferece um acesso restrito ao desenvolvedor, com menos liberdade. Em contrapartida, garante um ambiente mais estável e seguro justamente por isso. E com menos chances de prejudicar quem administra.

O principal agravante é que no modelo de customização antigo chamado Sandboxed Solutions, o Microsoft .NET Server Side não tem mais suporte. Mas a verdade é que isso não foi bem divulgado. Esse modelo existe há muitos anos e a Microsoft pararia o suporte em julho, mas estendeu até outubro de 2016, quando parou de vez de funcionar. O que passou a acarretar erros como na imagem abaixo:

sharepoint parou de funcionar

A solução

Por alguns artigos da Microsoft, é possível consultar detalhadamente o que você pode ou não fazer no ambiente do SharePoint utilizando Add-in como modo de customização e explica qual o melhor caminho a seguir dependendo para cada cenário.

Mas se o core business da sua empresa não é TI, o melhor mesmo é contratar uma consultoria especializada que vá te ajudar a construir esse ambiente do jeito certo, alinhado com o seu negócio. Ainda que a sua opção seja continuar com a versão antiga. Afinal, uma boa consultoria tem expertise nos dois.

1

1 comentário em “Sua intranet ou SharePoint parou de funcionar recentemente? Entenda o porquê”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *