Por Fernando Andreazi

/ Em Nuvem /

Postado em

maio 24, 2017

Mobilidade: a forma que a TI tem para engajar toda a empresa

Você sabe o que é Virtual Desktop Infrastructure (VDI)? Será que sua empresa está pronta para ela? Pois deveria…

Novos tempos exigem cada vez mais mobilidade, que tem gerado níveis consideráveis de engajamento dos colaboradores. Eles querem dentro da empresa, as mesmas facilidades que têm como consumidores – isso envolve o BYOD e soluções que permitem acesso de qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. Se engajamento é “participar de modo voluntário de alguma atividade ou trabalho”, queremos justamente isso para os negócios, certo? É claro que quando aplicamos isso em uma empresa não estamos falando em filantropia, mas sim em motivação.

Se queremos comer um doce, nada irá fazer passar essa vontade, por mais que a gente negue. Se você estiver de dieta, pode “substituir por” uma fruta seca. Mas a verdade é que não existe nada melhor do que comer o que queremos, quando queremos.

 

E onde a TI entra nessa história?

Estamos vivendo um período de transformação digital, e isso afeta os usuários. Permitir que seus colaboradores tenham recursos para acessar o desktop de onde quiserem por meio da nuvem, por exemplo, promove o engajamento de maneira mais ágil, produtiva, colaborativa, móvel e com dados acessíveis para facilitar a tomada de decisão.

O primeiro passo para uma transformação digital pode ser fácil: modernizar seu desktop. Com dados na nuvem e uma simples (porém moderna) integração entre Windows 10, Office 365 e os recursos móveis e seguros do Microsoft EMS, a TI permite este acesso “sem fio” de qualquer lugar. Pronto! O trabalho se torna flexível, móvel, seguro e possível de ser feito de onde você quiser.

 

O que muda…

Além dos pontos citados acima em prol dos colaboradores de toda a empresa, quero esclarecer situações práticas do dia a dia que geralmente trazem preocupação e dor de cabeça para a TI e que, com uma modernização do desktop, podem ser melhoradas:

Controle de acessos: No Azure AD, os administradores passam a ter facilidade de controle de acessos ao entregar aplicativos básicos aos usuários. Para o usuário, é possível acessar tudo de um único lugar, sem que o administrador tenha, por exemplo, que fazer o reset de senhas com frequência – o que inclusive otimiza tempo, e muito, dependendo do porte da empresa e reduz chamadas no Service Desk. Por consequência, informações de login e senha se tornam mais seguras.

Aplicações: através de uma console web, as aplicações ficam centralizadas em um único lugar, o que facilita a vida dos colaboradores e da TI com atendimento de chamados e gerenciamento das aplicações. Basta configurar permissões de acordo com as necessidades dos usuários. Todas aquelas aplicações, cada uma com uma senha diferente, serão acessadas com usuário e senha únicos.

Modernização: aplica-la mantém as plataformas da sua empresa atualizadas, alinhada ao que o usuário precisa, disponível e segura, ao mesmo tempo em que resolve os desafios da TI. A modernização do desktop passa pela necessidade de oferecer aos usuários uma plataforma móvel e segura dentro do conceito de BYOD.

Segurança: cerca de 75% do roubo de informações acontece na camada de identidade, por meio do acesso ao usuário e senha. Assim, mais um dos benefícios quando se fala em desktop moderno é que o Microsoft EMS oferece um conjunto de soluções que faz com que a identidade do usuário seja mais segura para os usuários e o administrador tenha visão dos riscos de identidade de todos os usuários do ambiente.

Consequentemente, uma vez integrado ao desktop, o EMS oferece soluções de identidade que vão controlar o comportamento desse usuário na hora do logon, por exemplo. Se ele está fazendo logon em mais de um dispositivo ao mesmo tempo, a TI tem como controlar e ser alertada sobre isso. Também é possível prover duplo fator de autenticação ou acesso condicionado por políticas específicas, etc.

Por onde começar?

Durante o processo de modernização é importante contar com uma empresa especializada em compreender as necessidades do seu negócio, para que seja possível interpretá-la e transformá-la na solução que você precisa. As etapas para modernizar o desktop vão desde o planejamento estratégico, passando pela transformação da área de trabalho, chegando na integração de plataformas.

Eu sei como fazer isso…

Saiba que não tem essa de estar preparado. O seu negócio precisa se modernizar! Por isso, se quiser se antecipar ao que será imprescindível amanhã, vamos conversar.

0
Fernando Andreazi

Autor: Fernando Andreazi

Especialista em soluções de Cloud Computing e MVP de Office 365, Fernando Andreazi possui mais de 10 anos de experiência em tecnologia da informação, com foco em soluções de infraestrutura, gerenciamento e soluções de nuvem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *