Por admin

/ Em Realidade Virtual /

Postado em

jun 28, 2017

Como revolucionar o dia a dia da construção civil?

Imagine da cadeira do seu escritório poder visualizar, em tamanho real, o terreno, a estrutura de obra e os recursos de um pré-projeto de construção civil. Com a realidade virtual isso já é possível!

Meu dia-a-dia inclui, pensar e desenvolver possibilidades com a realidade virtual e também fazer com que pessoas enxerguem a facilidade que ela pode promover no mundo dos negócios. E as aplicações são infinitas. Isso acontece porque nós e o mundo estamos passando por um processo de transformação, a tecnologia está aí. E é uma escolha se atualizar, estar à frente da concorrência.

Quando falo “estar à frente da concorrência”, me refiro muito além de ser uma empresa “cool” que utiliza tecnologia, que é moderna. Falo em otimização de processos. Por isso, hoje especificamente vou falar sobre construção civil e a aplicabilidade da realidade virtual nesse mercado.

Tenho trabalhado em uma ideia que facilita a etapa de pré-projeto de engenharia civil. Se você é um profissional da área, imagine poder visualizar, em tamanho real, o terreno e os recursos que serão alocados nesse espaço. Em conjunto com os softwares que já existem no mercado, como o Autocad, a realidade virtual pode trazer otimização para os processos e facilidade nas tarefas de aprovação de orçamento, redução de custos e comunicação com a equipe.

Vamos compreender um a um?

 

Facilidade na aprovação de projeto

Se você tem uma equipe que entrega a você a análise de recursos, imagina como os cálculos seriam facilitados permitindo a visualização dos materiais utilizados. Isso inclui metragem cúbica de cimento, quantidade de encanamentos, disposição da instalação elétrica, etc. A realidade virtual pode tornar visual todos esses tipos de informação e como afetariam de fato o terreno, no espaço total.

Isso poderia já ser trazido até você de uma maneira simplificada, já que a ideia é que essas informações pudessem ser incluídas com autonomia por sua equipe, gerando visualização. Assim, caberia ao supervisor, gerente, responsável pelo projeto, dar apenas o aval ou modificar quantias daqueles materiais, facilitando os cálculos, evitando idas e vindas, e tornando o processo facilitado de uma vez por todas.

 

Redução de custos de forma visual

Com essa pré-visualização, custos desnecessários seriam facilmente detectados, bem como a realocação de recursos de obra prima. Aqui estamos falando ainda no pré-projeto, mas por que a realidade virtual não poderia estar também em etapas mais avançadas como acabamento, por exemplo? Isso já é possível!

 

Comunicação sem barreiras

Que tal deixar as pedras no caminho só mesmo para a etapa de construção?

A realidade virtual permite não só esse diálogo durante a aprovação, como encurta distâncias. Por meio de uma conexão você pode, por exemplo, conversar com outros profissionais, todos visualizando a mesma cena, enquanto demonstram, discutem e alocam recursos em um mesmo ambiente. Isso desde uma ação interna na empresa a uma etapa mais complexa com terceiros, clientes, prefeitura e outros.

Se hoje o recurso de compartilhamento de telas já facilita e muito, imagine aumentar essa dimensão? Um exemplo bacana de aviação é da Falcon, com um treinamento já em realidade virtual disponível no Youtube.

 

Como disse um pouco lá em cima, essas são apenas algumas das inúmeras aplicações. Assim como a realidade em que vivemos tem infinitos recursos ao redor do mundo, a realidade virtual também permite recriá-los em uma dimensão paralela, digamos assim.

Por isso, se você tem uma ideia ou necessidade que poderia ser alocada em realidade virtual, conte comigo!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *