Por admin

/ Em Gerenciamento de Projetos /

Postado em

jul 17, 2017

BSC: Como medir a eficiência da sua empresa

Anteriormente, com menos concorrência, menos inovação, onde não se olhava muito para o que o cliente queria, bastava para as organizações analisarem o faturamento, custos e, claro, se o lucro estava dentro do esperado.

Hoje o mundo é diferente. Para manterem sua posição no mercado e crescerem, as empresas precisam inovar em seus produtos, conhecimentos, processos, e não são só os números que dizem como elas estão perante seus clientes e o mercado em si. Elas precisam enxergar além.

Para isso, a metodologia Balanced Scorecard (BSC) desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em 1992 para avaliação de desempenho empresarial, é atualmente uma eficiente ferramenta de planejamento estratégico para estabelecer objetivos, metas e outras variáveis (como medições financeiras e não-financeiras) que possam ser controladas pela organização.

O Planejamento Estratégico se adequa a quais medidas a organização deverá tomar para enfrentar as ameaças e oportunidades provenientes do seu ambiente. O essencial é a ligação existente com a administração estratégica nas organizações. Não se inicia o planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na conquista de seus resultados.

O BSC consiste em quatro perspectivas: Financeira, Dos Clientes, Dos Processos de Negócios Internos e de Aprendizagem e Crescimento:

  • Perspectiva Financeira: corresponde aos aspectos financeiros da organização, aos impactos das decisões estratégicas nos indicadores e metas estabelecidas;
  • Perspectiva dos Clientes: relacionada à participação de mercado, à satisfação de clientes e à intensidade que cada unidade de negócio apresenta em termos de captação e retenção de clientes;
  • Perspectiva dos Processos de Negócios Internos: busca avaliar o grau de inovação nos processos de gestão da empresa e o nível de qualidade de suas operações;
  • Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: corresponde à capacidade que a empresa possui para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade.

bsc

Figura 1 – Visão do negócio para metas baseadas nas perspectivas do BSC.

indicadores bsc

Figura 2 – Exemplos de Indicadores Usados No BSC

Diante do conteúdo apresentado, o BSC, firmado como um novo método de gestão estratégica, produz um claro entendimento de como a decisão do gestor pode impactar em toda a estratégia da empresa, nos indicadores de desempenho qualificados e nos planos de ação com responsabilidades e cronogramas definidos. Porém, apesar de ser um gerenciador de estratégia, o BSC dependerá das características de competitividade e efetividade decorrentes da capacidade de concepção, análise e empreendedorismo de seus gestores.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *