Por admin

/ Em Nuvem /

Postado em

ago 02, 2017

Azure SR-IOV

Para as empresas que se preocupam com o desempenho e volume de dados que circulam em sua rede dentro do Azure, eis que existe uma tecnologia com nome de SR-IOV que pode atender essa demanda.

O SR-IOV nada mais é que uma tecnologia que faz o que a Intel Virtualization Technology (Intel VT) e que a AMD Virtualization (AMD-V) fazem no processo de virtualização de processadores.

Essa tecnologia traz aumento significativo na performance da sua rede dentro do Azure, movendo a funcionalidade do software ao hardware dedicado.

Nos casos de placas de redes que suportam a tecnologia SR-IOV, juntamente com um servidor que suporte a tecnologia em sua BIOS, o NIC traz funções virtuais ou copias virtuais (VFs) de si mesmo.

Através da imagem abaixo é possível ilustrar como o SR-IOV permite máquinas virtuais endereçarem de forma direta NIC’s físicos.azure sr-iov

O deploy de SR-IOV pode ser feito sem a perda de flexibilidade do seu ambiente. Como exemplo, uma função como o Live Migration é totalmente suportada pelo SR-IOV.

Você pode fazer um Live migration de uma VM usando SR-IOV para outro host mesmo que ele não suporte a tecnologia e voltar novamente se necessário.

Benefícios de Performance do SR-IOV

Em testes utilizando a tecnologia foi possível ter como resultado a seguinte performance:

  • Maior taxa de transferência de rede (em até 30%)
  • Baixa latência de rede (em até 50%)
  • Baixa utilização de CPU (em até 50%)

Com estes resultados é possível ver que com o uso da tecnologia, você pode ter maior utilização da largura de banda da rede no host.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *