Por admin

/ Em Gerenciamento de Projetos /

Postado em

set 12, 2017

Project Model Canvas em projetos com Azure

Existem diversas metodologias e técnicas para gerenciamento de projetos na atualidade. A maioria dos gerentes de projetos está acostumada com o PMBOK (5a edição) do PMI ou com o PRINCE2, sendo estas metodologias consolidadas mundialmente. Mas existem meios menos burocráticos e mais práticos que podem ser utilizados, permitindo a participação de todas as partes interessadas, em todos os tipos de projetos, incluindo os que utilizam Microsoft Azure.

O Project Model Canvas (PM Canvas) é um diagrama visual em que o gerente do projeto, junto com as partes interessadas, consegue avaliar o projeto inteiro, integrando diversas áreas como escopo, tempo, riscos, requisitos, dentre outras. Com o PM Canvas, a gestão de projetos deixa de ser 1:N – onde o gerente do projeto realizava o planejamento isoladamente – e se torna N:N – onde o projeto é co-criado e anda na velocidade do seu  compromisso com o seu cliente.

Project Model Canvas

No diagrama do PM Canvas costumamos apontar: justificativas para o projeto, o objetivo smart, benefícios, produto ou serviço (que será entregue no final do projeto), requisitos, stakeholders (partes interessadas), equipe, restrições, premissas, lista de atividades e cronograma, riscos e custos/orçamento. Quando utilizamos o diagrama impresso, a utilização do post-it é recomendada, assim como o refinamento do plano com a participação de todos os membros da equipe.

Para projetos complexos e de grande porte, essa técnica pode se mostrar insuficiente, não abrangendo todos os controles necessários, mas sem dúvida, pode ser utilizada como Business Case ou Termo de Abertura de Projeto, dando à equipe a base para construção de um planejamento amplo em outras metodologias utilizadas no dia a dia.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *