Por admin

/ Em Nuvem /

Postado em

set 18, 2017

Arquitetura Serverless com Azure

A nuvem já teve uma grande proliferação. Isso porque a TI percebe as grandes facilidades que ela traz, como a criação de micro serviços por meio de diferentes ferramentas. No Microsoft Azure por exemplo, esses serviços oferecem alta disponibilidade, elevada taxa de transferência e é uma solução de baixo custo. Falarei aqui sobre alguns desses serviços e suas vantagens.

Azure Batch

Serverless com Azure

Este serviço é conhecido como HPC (High Performance Computing). Como o nome já diz, Azure Batch é desenhado para rodar aplicações cloud de forma eficiente em larga escala e alta performance. Quando você se depara com serviços com altas cargas de trabalho (workload), tudo que você tem de fazer é usar o Azure Batch e definir os recursos computacionais para executar suas aplicações em paralelo e na escala desejada.

Este serviço possui a vantagem de ser de alta performance e totalmente gerenciável, além de ser extremamente escalável e também suportar os sistemas operacionais Linux e Windows.

Azure Functions

Serverless com Azure

Azure Functions é o mais novo serviço de Serverless desta arquitetura. Fazem parte dos serviços de PaaS e permitem os desenvolvedores usarem um número de linguagens para criarem funções e performar tarefas determinadas.

Os eventos podem ser gerados por outros serviços rodando no Azure (Service Bus, Blob Storage), por serviços de terceiros (DropBox, Github) ou por algum serviço personalizado (timer ou http trigger).

O Azure Functions tem a vantagem de suportar uma série de linguagens de programação e possui uma excelente integração com outros serviços do Azure.
Logic Apps

O Logic Apps se parece um pouco com o Azure Functions, porem é um serviço um pouco mais maduro.

O Logic Apps se assemelha na verdade com o IFTT (If This Then That) e permite desenvolvedores a criarem operações de lógica que podem responder através de eventos ou gatilhos pré-determinados.

Por exemplo:
Se você faz o upload de algum arquivo para o One Drive For Business, então você pode pré-definir uma função para fazer uma cópia deste arquivo para uma Storage Account e então enviar um E-mail.

A vantagem de uso do Logic Apps é que ele possui uma ótima integração para o Negócio e para as Operações de Negócio e também é um serviço totalmente gerenciável e além disso não requer um código customizado para uso.

Azure Service Fabric

Serverless com Azure

O Service Fabric é um sistema de plataforma distribuído que facilita o deploy e gerenciamento de escalabilidade de micro serviços. Nada mais é que um sistema de computação em nós que são gerenciados pelo Azure.

Ao contrário de uma VMSS (Virtual Machine Scale Stes), o Service Fabric elimina as necessidades administrativas de infra-estrutura e além disso permite que você se concentre na implementação de cargas em casos de trabalhos críticos que sejam escaláveis e gerenciáveis.

Nesse caso a vantagem encontra-se em possuir uma Escalabilidade Massiva, além de ser fácil de gerenciar e possuir suporte a múltiplas linguagens de programação.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *