Por Diego Rodrigues

/ Em Desenvolvimento de aplicações /

Postado em

dez 12, 2017

Linguagens de programação mais populares de 2017

Você sabe quais foram as linguagens de programação mais populares de 2017?

Essa é uma informação interessante, que pode ajudar os novos desenvolvedores a escolherem uma linguagem para estudar. Claro que isso varia da região que cada pessoa mora, das culturas organizacionais das empresas, dentre outros fatores.

Tomaremos como base dois sites que avaliam a popularidade das linguagens, o TIOBE e o IEEE Spectrum, e iremos listar as cinco principais do ranking.

Nos dois sites houveram similaridade nas linguagens, porém, em posições diferentes, como podemos ver adiante.

O primeiro ranking apresentado é do site TIOBE Index, mantido por uma empresa de mesmo nome, onde todo mês o ranking é atualizado.

Em quesito de posição, as primeiras linguagens não tiveram muita diferença de colocação nos últimos meses. Podemos observar uma comparação entre o mês de novembro deste ano em relação a novembro do ano passado, onde somente as linguagens Python e C# trocaram de posição.

Linguagens de programação mais populares de 2017

O segundo site com um ranking é o IEEE Spectrum, uma revista de tecnologia, onde as classificações são criadas por ponderação e combinação de 12 métricas de 10 fontes. Neste site o visitante pode ver o ranking das linguagens separados por segmentos como web, mobile, enterprise, desktop, entre outros.

Linguagens de programação mais populares de 2017

Agora vamos expor as cinco linguagens mais utilizadas em 2017. Claro que existem outras que também são bem utilizadas, mas para este artigo não ficar extenso, vamos limitar dessa maneira a nossa avaliação.

C

O C é uma linguagem de programação voltada ao desenvolvimento de sistemas embarcados. Por ser muito rápido e poderoso, ele é muito requisitado principalmente no ramo de telecomunicações. Com ele podem ser desenvolvidas várias coisas como sistemas de usuário, sistemas operacionais e até mesmo outras linguagens de programação.

C++

O C++ é um aprimoramento da linguagem C, mas com elementos de orientação a objetos. É recomendada principalmente para desenvolvimento de sistemas para desktop e games. Assim como a linguagem C, ela pode ser utilizada para desenvolvimento de sistemas embarcados, sistemas operacionais etc.

C#

O C# é a principal linguagem de programação da Microsoft, fazendo parte do framework .NET, onde o desenvolvedor pode criar desde serviços e plataformas web como também aplicativos para celular.

Java

Não é segredo para ninguém que o Java é a linguagem de programação orientada a objetos mais utilizada, seja para desenvolvimento web ou mobile.

Python

O Python é uma linguagem bastante utilizada por ser orientada a objetos, multiplataforma e de alto nível. Ela pode ser utilizada em aplicações web, inteligência artificial, computação científica. Com o Python o desenvolvedor consegue atingir praticamente todo o mercado de programação: web, mineração, controle de máquina, servidor, desktop, segurança, dentre outros.

0
Diego Rodrigues

Autor: Diego Rodrigues

Gerente de Projetos com larga experiência em projetos de tecnologia da informação e geotecnologias, possuindo mais de 10 anos de experiência no Gerenciamento de Projetos, atuando em empresas de médio e grande porte, além de projetos com o governo. Experiência com metodologias ágeis, desenvolvimento de software, banco de dados e computação em nuvem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *