Por Fábio Moura

/ Em Segurança da Informação /

Postado em

out 03, 2019

Gestão de Segurança: Qual a importância?

Quando se fala em gestão de segurança a primeira recomendação é aplicarmos uma solução escalável e nativa de nuvem para gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM) e resposta automatizada de orquestração de segurança (SOAR). A ferramenta precisa oferecer uma análise inteligente de segurança e inteligência contra ameaças em toda a empresa, fornecendo uma única solução para detecção de alertas, visibilidade de ameaças, procura proativa e resposta a ameaças.

Como assim?! Calma, vou explicar!

Uma ferramenta de gestão de segurança nada mais é que sua exibição geral da empresa, amenizando o estresse de ataques cada vez mais sofisticados, volumes crescentes de alertas e longos períodos de resolução.

Esta solução deve:

  • Coletar dados na escala de nuvem de todos os usuários, dispositivos, aplicativos e infraestrutura, local e em múltiplas nuvens. 
  • Detectar ameaças não detectadas antes e minimize falsos positivos usando a análise a e inteligência contra ameaças inigualáveis. 
  • Investigar ameaças com inteligência artificial e buscar por atividades suspeitas em escala, acessando anos de trabalho sobre segurança cibernética. 
  • Responder a incidentes de forma rápida com orquestração interna e automação de tarefas comuns.

Conectores

As principais soluções devem ser disponíveis, prontas para o uso e devem fornecer integração em tempo real, incluindo soluções de Proteção contra Ameaças, bem como fontes de nuvem independentemente da plataforma.

Painéis

Devem fornecer visualização interativa usando análise avançada para ajudar seus analistas de segurança a entender melhor o que está acontecendo durante um ataque.

Investigação

Para ajudar a reduzir o ruído e a minimizar o número de alertas que você precisa examinar e investigar, é necessário utilizar uma análise para correlacionar os alertas aos incidentes. Use as regras de correlação internas no estado em que se encontram ou use-as como ponto de partida para criar suas próprias. Também é importante utilizar regras de aprendizado de máquina para mapear o comportamento da rede e, em seguida, buscar anomalias em todos os seus recursos. Essas análises ligam os pontos, pois combinam alertas de baixa fidelidade sobre diferentes entidades em possíveis incidentes de segurança de alta fidelidade.

Análise de Usuários

Com a integração nativa de aprendizado de máquina (ML) e a análise de usuário, a ferramenta deve te ajudar a detectar ameaças rapidamente, priorizar quais usuários você deve investigar primeiro, com base nos alertas e padrões de atividade suspeitas.

Investigação

As ferramentas de investigação devem te ajudar a entender o escopo e a encontrar a causa raiz de uma possível ameaça à segurança. Além de fazer uma busca detalhada nessa entidade e em suas conexões para chegar à causa raiz da ameaça.

Com uma solução que fornece esses 4 pilares, você irá acelerar a tomada de decisão com a combinação de todos os seus recursos de segurança, reduzindo o tempo de resposta aos incidentes de segurança e o gerenciamento do ciclo de vida de vulnerabilidades no seu ambiente.

Para mais informações, fale com um dos nossos especialistas.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *