Por admin

/ Em Segurança da Informação /

Postado em

nov 06, 2019

Como estruturar o budget de Segurança da Informação?

As ameaças continuam a expandir cada dia mais e com as novas regulamentações os riscos de violações crescem exponencialmente da mesma forma que a gravidade dos ataques está cada vez mais complexa.

Essa crescente preocupação com ataques cibernéticos fez com que aumentasse os desafios das empresas em alinhar corretamente os investimentos às suas reais necessidades de proteger seus dados e se preparar para responder eventuais incidentes, de maneira adequada e em tempo hábil.

Em muitas empresas a área de segurança responde diretamente para o departamento de TI e, portanto, o investimento relacionado ao que tange a segurança cibernética, é proveniente do budget dessa área.

De acordo com o perfil de cada empresa o momento da construção do budget de Segurança da Informação compreende algumas idas e vindas entre a composição e a aprovação.

Inicialmente é preciso ter conhecimento do ambiente organizacional considerando os três principais pilares: Pessoas, Processos e Tecnologias.

budget

Alguns aspectos mostram que o cenário é bastante desafiador e realizar um inventario dos ativos ajuda nos primeiros passos para o planejamento do budget.

Saber onde investir ajuda muitas empresas a reduzir os custos, cabe avaliar no seu negócio o que é mais adequado aplicar.

  • Testes recorrentes e avaliação de vulnerabilidades para garantir que todo o ambiente esteja sempre com as aplicações atualizadas, evitando riscos de intrusão;
  • Ataques de estresse controlados para garantir alto desempenho e funcionamento de sistemas vitais à instituição;
  • Assessment em políticas de segurança para garantir conformidade com todas as normas de segurança da HIPAA e ANS;
  • Proteção para a borda da rede com Next Generation Firewall até a camada de aplicações com Web Application Firewall, para detectar e bloquear os tipos de ataques comuns e avançados;
  • Ter um time especializado responder rapidamente a qualquer incidente que possa ocasionar danos;

No que tange a pessoas é válido mencionar sobre a grande dúvida entre as organizações sobre terceirizar ou ter um time próprio, porém é muito importante realizar análises a fim de descobrir o que é mais vantajoso para sua empresa.

O maior desafio enfrentado na hora da decisão é a falta de profissionais especializados que estejam devidamente preparados para acompanhar os avanços tecnológicos. Por conta disso é de extrema importância que todas as opções sejam estudadas em cima do perfil da empresa e o quanto está disposta a investir em pessoas.

Toda empresa precisa determinar o nível de segurança mais apropriado ao seu perfil considerando analisar o cenário de ameaças, pensando no custo e benefí­cio da implementação de sistemas para melhorar seus processos e performance.

Seguir as orientações para estar em compliance com as normativas, é também um excelente motivador para direcionar seus investimentos, além de minimizar o risco de perda financeira e reputação de seu negócio.

Baixe nosso e-book gratuito e tenha o conteúdo completo sobre “Como estruturar o budget de Segurança da Informação”. Você pode acessá-lo sempre que quiser através deste link.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *