Por Giulia Reis

/ Em Segurança da Informação /

Postado em

nov 28, 2019

Vazamento de dados: como se proteger?

Muitas informações circulam todos os dias pela internet. Nesse vai e vem, ocorre muitos vazamentos de dados confidenciais, seja corporativo ou pessoal, tornando público algo restrito.

A detecção de vazamentos de dados é difícil de ser encontrada e diversas empresas só descobrem por meio de terceiros, clientes e/ou mídias. Normalmente esses vazamentos já estão ocorrendo há muito tempo, passando despercebidos pelos usuários por falta de conhecimento do problema.

No entanto é possível agir de forma rápida traçando uma estratégia para mitigar os riscos, delimitar e diminuir o tempo de resposta aos incidentes, então a primeira coisa que as organizações devem fazer é se perguntar:

O que é vazamento de dados?

É a movimentação de documentos, e-mails, informações, arquivos e entre outros, enviados para destinatários externo podendo ser transmitido fisicamente ou virtualmente.

Existem diversos tipos de vazamentos como: Comunicados maliciosos, violação acidental, pessoas mal-intencionadas (hackers), funcionários insatisfeitos etc. Tudo isso gera um grande risco para as organizações, pois dependendo do tamanho do problema, as consequências são muito graves, como reputação comprometida, perda de dinheiro, ações prejudicadas, informações expostas a outras ameaças, além da desvalorização da marca.

E como se proteger?

A conscientização de segurança da informação é o primeiro passo que uma empresa pode adotar como medida de prevenção contra incidentes. Ter uma equipe bem equipada com ferramentas para moderar os riscos, é muito importante, porém ter pessoas especializadas, conscientes e atentas aos riscos e consequências é melhor ainda.

Além disso, desenvolver uma estratégia para responder de forma rápida aos incidentes, reduz o impacto causados pela violação ou vazamento dos dados. Aderir ferramentas para proteção de dados, políticas internas de segurança, firewall forte, criptografia e anti-vírus, ajudará a evitar possíveis incidentes.

Uma solução que pode ajudar é a DLP, Data Loss Prevention, que permite aos administradores detectar transmissões de dados confidenciais evitando que seja enviado, salvo ou conduzido para outro local. Ao estabelecerem regras e classificar os dados, se torna restrito o uso dessas informações.

Entretanto as organizações devem estar sempre em alerta com a segurança do seu ambiente e é de extrema importância que a segurança da informação esteja entre os principais planejamentos estratégicos de uma organização. Com os avanços tecnológicos, não estar preparado para um vazamento de dados é questão de opção, quanto vale a sua informação?

Baixe nosso e-book completo sobre “Vazamento de dados:  o que é e como se prevenir”. Você pode acessá-lo sempre que quiser através deste link.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *