Por Gabriela Salles

/ Em Segurança da Informação /

Postado em

Maio 07, 2020

Rotulagem unificada do AIP, como e por que ativar?

Recentemente, a Microsoft divulgou a concretização do Rótulo Unificado (Unified Label – UL) na Proteção de Informação do Azure (AIP).

Agora, o gerenciamento dos rótulos do AIP pode ser unificado e gerenciado tanto pelo portal do Azure quanto pelo Centro de Segurança e Conformidade do Office 365. Com essa unificação feita é possível, por exemplo, fazer o uso dos rótulos não apenas em SO Windows e MAC, mas também em iOS e Android, algo que muitos clientes sentiam falta.

Para realizar essa ativação primeiro verifique no site da Microsoft se os serviços que você possui são compatíveis. Depois de feita essa verificação, analise bem a diferença entre o Cliente Clássico e o Rótulo Unificado (por enquanto o UL é opcional, porém a Microsoft deu a deadline (prazo) para 01/04/2021 do Cliente Clássico, fiquem atentos):

Rotulagem

Feitas e entendidas essas validações, navegue até o Portal do Azure > Proteção de Informação do Azure > Rotulagem Unificada. Em seguir, clique em Ativar.

PS.: Caso sua assinatura seja bem nova, não será necessário a migração, provavelmente seu locatário já deva estar na plataforma unificada.

Rotulagem

A mudança do cliente instalado do AIP também é necessária nos notebooks e desktops. A seguinte versão é necessária:

Rotulagem

Terminada a ativação e instalado o novo cliente, os usuários finais verão a seguinte mudança visual nos programas:

Lembrando que para realizar essa atividade é necessária uma das seguintes funções administrativas:  administrador de conformidade, administrador de dados de conformidade, administrador de segurança ou administrador global.

Feitas as etapas mencionadas acima, você concluiu sua migração para a rotulagem unificada, enjoy it!

1

1 comentário em “Rotulagem unificada do AIP, como e por que ativar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *