Por Vinicius Carmo

/ Em Segurança da Informação /

Postado em

set 10, 2020

A nova central de segurança do Windows 10

A segurança do Windows 10 fornece proteção em tempo real ao procurar de forma contínua ameaças de segurança, como malwares e vírus, além de manter o seu sistema sempre atualizado.

Informações importantes

O Windows Defender está integrado como um programa de antivírus dentro da segurança do Windows. Em algumas versões anteriores do Windows 10, a segurança do Windows era chamada de Central de Segurança do Windows Defender.

Caso você possua outro software de antivírus, a segurança do Windows será desativada automaticamente. Se você remover o software de antivírus, a segurança do Windows é ativada automaticamente.

Entendendo alguns recursos de segurança do Windows 10

Você pode personalizar como o seu dispositivo é protegido com o auxílio dos recursos da segurança do Windows. Para acessá-los, selecione o botão Iniciar, em seguida Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows. Depois, selecione o recurso que você deseja explorar.

Proteção contra vírus e ameaças: monitora ameaças do dispositivo, executa verificações e mantém o seu dispositivo com as atualizações mais recentes.
Proteção de contas: acessa opções de entrada e configurações de conta, incluindo o Windows Hello e o bloqueio dinâmico.
Firewall e proteção de rede: gerencia as configurações de firewall e monitora o que está acontecendo em suas redes e conexões com a internet.
Controle de aplicativo e navegador: atualiza as configurações do Windows Defender SmartScreen para ajudar a proteger o seu dispositivo contra aplicativos, arquivos, sites e downloads potencialmente perigosos. Você também terá o Exploit Protection e poderá personalizar as configurações de proteção para os seus dispositivos.
Segurança do dispositivo: analisa as opções internas de segurança para ajudar a proteger o seu dispositivo contra ataques de softwares mal-intencionados.
Desempenho e integridade do dispositivo: veja informações do status de desempenho e integridade do dispositivo, mantenha-o limpo e atualizado com a versão mais recente do Windows 10.
Opções da família: mantenha o controle das atividades online das crianças e dos dispositivos em sua casa.

Como executar uma verificação avançada na segurança do Windows

  • Selecione o botão Iniciar, depois Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows > Proteção contra vírus e ameaças;
  • Em Ameaças atuais, selecione Opções de verificação (ou nas versões anteriores do Windows 10: em Histórico de ameaças, selecione Executar uma nova verificação avançada);
  • Selecione uma das opções de verificação:
    a. Verificação completa – verifique arquivos e programas em execução no seu dispositivo;
    b. Verificação personalizada – verifique arquivos ou pastas específicas;
    c. Verificação Windows Defender Offline – execute essa verificação se o seu dispositivo tiver sido (mesmo que possivelmente) infectado por um vírus ou malware;
  • Selecione Verificar agora.

Ativar ou desativar a proteção em tempo real do Windows Defender Antivírus

Pode ser necessário pausar a proteção do antivírus brevemente. Enquanto a proteção em tempo real estiver desativada, os arquivos que você abrir não serão analisados. Porém, a proteção em tempo real é ativada automaticamente após um breve período, ajudando caso você esqueça de ativá-la novamente.

Para desativar a proteção em tempo real temporariamente:

  • Selecione o botão Iniciar, depois Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows > Proteção contra vírus e ameaças > Gerenciar configurações. (Em versões anteriores do Windows 10, selecione Proteção contra vírus e ameaças > Configurações de proteção contra vírus e ameaças);
  • Volte a configuração Proteção em tempo real para desativado e selecione Sim para verificar.

Conclusão

Para quem procura um antivírus leve e gratuito, o Windows Defender junto com a nova central de segurança do Windows consegue entregar uma camada de proteção de qualidade para o seu dispositivo.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *