Por Vinicius Carmo

/ Em Segurança da Informação /

Postado em

nov 12, 2020

Bloqueando envios e recebimentos de e-mails externos com Office 365

Muitos administradores do Office 365 ainda têm dúvidas em como impedir que uma conta de e-mail envie ou receba e-mails de pessoas de fora do domínio da empresa. Diante disso, neste artigo iremos demonstrar como realizar essa configuração usando o Exchange Online do Office 365.

A configuração pode ser realizada tanto para uma conta de e-mail comum ou para um grupo de e-mail, porém para cada caso a realização é feita de uma forma. Vamos demonstrar as duas maneiras abaixo:

Impedindo que um grupo de e-mail possa receber ou enviar e-mails externos

  • Acessar o portal de administração do Exchange Online > em destinatários > grupos > escolher novo grupo;
  • No final da página de criação do grupo você deve deixar desmarcada a opção: “permitir que pessoas de fora da organização enviem e-mails para o grupo.”

E para impedir que usuários enviem e recebam e-mails de fora da organização?

Para usuário a configuração tem que ser feita via regra de transporte, como demonstrado abaixo:

  • No portal de administração do Exchange Online iremos para a opção Fluxo de E-mails, depois escolhemos a opção Regras;
  • Iremos criar uma regra:
Office 365

As condições da regra serão:

Se o remente for de fora da minha organização e o destinatário for “usuario@empresa.com.br”, rejeitar a mensagem sem notificar ninguém.

Abaixo a imagem do Office 365:

Office 365

É possível adicionar outras informações na parte da ação, aqui usei um exemplo de rejeitar sem avisar ninguém, mas temos as opções de usar rejeitar a mensagem e incluir uma explicação, por exemplo, informando que o destinatário não pode receber mensagens externas.

Nesse exemplo acima estamos impedindo que o e-mail “usuario@empresa.com.br” receba e-mails externos. Para bloquear que esse mesmo usuário envie e-mails para fora da empresa iremos criar outra regra de transporte e vamos alterar os campos, conforme abaixo:

Se o remetente for “usuario@empresa.com.br” e o destinatário for de fora da minha organização, rejeitar a mensagem sem notificar ninguém.

Imagem abaixo:

Office 365

Com essas duas regras em conjunto o usuário não poderá enviar e receber e-mails fora do domínio da empresa. Agora com novas leis em vigor, as empresas devem proteger as suas informações confidenciais contra vazamento e o e-mail é muito usado para esse tipo de ação.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *