Por Cleiton Souza

/ Em Segurança Cibernética Segurança da Informação /

Postado em

mar 04, 2021

Como o serviço gerenciado pode tornar seu ambiente seguro

Cada vez mais vemos o ambiente cibernético como principal meio, tanto para transações quanto para prestação de serviços. Isso tem exigido que as empresas sejam capazes de fazer uso de novas tecnologias, as quais muitas vezes não seguem padrões de segurança adequados. Precisamos prover mais serviços acessíveis à partir de qualquer ponto de acesso (dispositivo ou região), porém limitados a um orçamento que é cada vez mais pulverizado entre as diversas áreas.

Muitas vezes somos consultados para analisar se determinada ferramenta cumpre requisitos de negócio e regulamentários e sempre explicamos que não só é importante possuir a tecnologia, mas também mantê-la sempre atualizada e segura em correto funcionamento. Um grande desafio é justamente devido a esses recursos de segurança: apesar de essenciais, impactam diretamente na produtividade de usuários internos, parceiros e clientes.

Portanto, é importante que sejamos capazes de operar as soluções e ferramentas de forma ágil e assertiva, para que a continuidade do negócio não seja impactada nem por incidentes de segurança e nem por possível indisponibilidade de recursos essenciais.

Estar à frente das ameaças

O ambiente de tecnologia vive em transformação contínua, inclusive quanto às ameaças. Todos os dias são descobertas vulnerabilidades, muitas das quais inclusive com sua forma de exploração publicada e documentada, principalmente para pesquisa. Quem trabalha com Segurança Cibernética tem sempre que se manter à frente, conhecendo essas novas ameaças e prevenindo suas explorações. Empresas que possuem muitos ativos digitais podem até possuir um time interno especializado, mas é muito difícil mantê-lo sempre atualizado e com disponibilidade para atender a todos os requisitos e mitigar as ameaças assim que surgem.

Escalar serviços muitas vezes é um gargalo

Precisamos, em curto período, ampliar os esforços e recursos, e muito provavelmente não estamos preparados para isso. Todos vimos que foi necessário no início da pandemia uma grande expansão de configurações adicionais para prover o acesso remoto, mas quantos de nós conseguimos fazer essa mudança de forma tranquila, garantindo os controles de segurança e monitoramento necessários? E ainda, se conseguimos chegar nesse nível, tivemos um trabalho muito maior de monitoramento em um curto período. Será que nossos profissionais de infraestrutura e segurança foram capazes de ter a curva de aprendizado e hoje possuem a senioridade exigida? Mesmo que positivo, quando precisam de um novo recurso disponível de forma segura, ou mesmo executar uma resposta a incidente, a maior parte das empresas não estão preparadas para fazê-lo dentro de uma janela de tempo aceitável.

Orientado aos processos e ao negócio

Só conseguimos ter uma previsão quanto aos prazos, seja uma solicitação de configurações de controles de segurança ou mesmo a resposta a um incidente, quando temos processos bem definidos. Esses processos exigem o levantamento prévio de diversos pontos que muitas vezes as empresas acabam postergando, como levantamento dos ativos (gerenciados ou não), assessment do ambiente, matriz de responsabilidades, dentre outros. Muitas dessas empresas não possuem o conhecimento ou mesmo engajamento interno, estando assim não aptas a assumir essas atividades sozinhas, portanto, buscam o gerenciamento de serviços de segurança.

Um dos pontos mais importantes é que, quando uma companhia especializada vai assumir responsabilidades dentro do ambiente do cliente, é necessário que processos sejam bem definidos, responsabilidades de ambos os lados devidamente mapeadas, visto que qualquer falha impactará negativamente no SLA (Acordo de Nível de Serviço).

Ambiente sempre seguro!

A RedBelt Security presta serviços para diversas empresas pelo Brasil, fornecendo tanto o SOC especializado incluindo monitoramento (no regime 24×7), como a sustentação do ambiente de segurança para o cliente. Nessa sustentação, nossos professionais orientam nossos clientes sobre as melhores estratégias de segurança, aplicam esses controles e recursos, inclusive apoiando no levantamento do possível impacto na organização.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *