Skip links

10 práticas de segurança no Microsoft Azure

As organizações que passam por uma migração para a nuvem descobrem rapidamente que os processos de segurança estáticos não conseguem acompanhar o ritmo das mudanças nas plataformas de nuvem, no ambiente de ameaças e na evolução das tecnologias. Para corresponder a esse ritmo, a segurança deve mudar para uma abordagem em constante evolução. Ela também deve ser integrada aos processos diários de negócios com o objetivo de reduzir o risco organizacional.

Para te ajudar nesse percurso, nosso time de Cloud Security fez um levantamento das melhores práticas de segurança na adoção da plataforma de nuvem da Microsoft, o Azure. A seguir, veja como você pode aproveitar ao máximo a plataforma e evitar que os recursos da sua empresa fiquem expostos à exploração.

1) Treinamento das equipes

As equipes técnicas precisam de acesso a informações técnicas para tomar decisões assertivas de segurança. Garanta que esses profissionais tenham um tempo reservado em sua rotina para treinamentos sobre como proteger ativos de nuvem.

2) Atribuição de responsabilidades

Escolha grupos ou indivíduos para serem responsáveis por tomar decisões de segurança. Depois disso, documente os proprietários e suas respectivas responsabilidades e compartilhe essas informações com o resto da equipe.

3) Planejamento de resposta a incidentes

Prepare seu time para que eles consigam identificar incidentes e mitigar seus impactos. Isso inclui atualizar processos, guias estratégicos e ferramentas de detecção nativa de ameaças, capacitar a equipe com conhecimento técnico e aplicar exercícios práticos que simulam ataques reais.

4) Gerenciamento da postura de segurança 

Verifique se você está gerenciando ativamente a postura de segurança do ambiente do Azure. Isso abrange o monitoramento contínuo e correção de riscos de segurança, que podem ser vulnerabilidades de softwares ou configurações incorretas de segurança. Além de corrigir as falhas já existentes no ambiente, também é importante eliminaras vulnerabilidades na fonte, durante o desenvolvimento de aplicações, por meio da configuração de Guardrails.

5) Exigência da autenticação multifator

O MFA bloqueia o acesso de usuários aos recursos da empresa, caso eles não tenham uma segunda verificação de identidade. Sua implementação ajuda a minimizar os danos causados por um possível vazamento de credenciais. Portanto, exija que todos os administradores e usuários de impacto crítico usem a autenticação multifator.

6) Simplificação da estratégia de segurança de rede

Você pode integrar o Firewall do Azure, o WAF (firewall do aplicativo Web) do Azure e as mitigações de DDoS (negação distribuída de serviço) em sua abordagem de segurança de rede. Esses recursos nativos do Azure simplificam a operação e ajudam a liberar tempo e atenção da equipe para outras tarefas de segurança.

7) Implementação de backup e criptografia de dados

Proteja dados e recursos na nuvem fazendo backup periodicamente de toda a sua infraestrutura, bancos de dados e cargas de trabalho. Implementar a criptografia também é um processo fundamental para garantir a segurança dos dados que estão sendo sincronizados na nuvem, em repouso no servidor ou estão sendo processados por cargas de trabalho.

8) Integração da detecção de ameaças

Simplifique a estratégia de detecção e resposta a ameaças incorporando recursos de detecção nativa em suas operações de segurança e SIEM. As soluções nativas do Azure garantem qualidade e eficiência nas tratativas e na resolução de ameaças. Elas permitem que as equipes de operações de segurança se concentrem na investigação e na correção de incidentes, ao invés de investir tempo na criação de alertas de dados de log desconhecidos e na integração de ferramentas e tarefas de manutenção.

9) Controle de acesso baseado em identidade

Implemente o controle de acesso baseado em identidade com as identidades gerenciadas do Azure. Isso requer um estabelecimento de regras de concessão de acesso aos dados e recursos com base em fatores como a localização geográfica do usuário, o dispositivo usado para acessar as informações e a segurança da rede em que ele se encontra.

10) Arquitetura de segurança unificada

Quando equipes trabalham isoladamente sem estarem alinhadas a uma estratégia comum, suas ações individuais podem enfraquecer os esforços uns dos outros. O desalinhamento cria conflitos desnecessários que desaceleram o progresso do negócio. Crie e implemente uma estratégia de segurança para nuvem que inclua a participação ativa e contribuição de todas as equipes.

This website uses cookies to improve your web experience.
Explore
Drag