Por Henrique Bernuy

/ Em Segurança da Informação /

Postado em

jun 05, 2017

SOC: Por que é necessário, independentemente do tamanho da sua empresa?

Um SOC, ou Security Operations Center, é a prestação de serviços de monitoramento, detecção e reação à incidentes de segurança da informação. Sempre foi inevitável para grandes companhias e empresas que buscam um SLA considerável no uptime dos sistemas e a tranquilidade da certeza de que os seus serviços sempre vão estar seguros e funcionando.

Mas agora, além de grandes empresas, empresas de médio porte também estão buscando esse tipo de solução para não ficarem para trás no mercado.

Um SOC hoje trabalha com 5 frentes em eventos de segurança e instabilidades, sendo elas:

  • Análise

Todas as informações que passam pelo SOC diariamente são analisadas em tempo real pela equipe para que seja categorizado para as próximas frentes.

  • Monitoramento

O monitoramento, principalmente o de regime 24×7, é extremamente importante para companhias que presam por um uptime de 100% e para uma prevenção de ataques 24 horas por dia.

  • Ação/reação

Junto às duas frentes de análise e monitoramento, um time de SOC sempre está preparado para tomar uma ação de prevenção de ataques através de ações em firewalls, antivírus e outras formas de proteção no ambiente da empresa.

  • Intervenção

Assim como a frente de ação, a parte de intervenção trabalha junto com a análise e monitoramento que pode intervir em uma provável queda de um serviço ou um ataque que poderia acontecer em um certo horário.

  • Notificações

Junto com todas as outras frentes, a parte de notificação parece ser simples, mas é uma das mais importantes. Em algumas parcerias o time do SOC não pode tomar uma ação no ambiente do cliente, mas pode notificar no regime de 24×7 os responsáveis pelos serviços/sistema para tomarem as devidas ações necessária.

O SOC pode ser útil em casos mais complexos, por exemplo na análise em tempo real com uma escala de 24×7 no monitoramento de firewall, em alguns casos podendo fazer até ações diretas, como bloqueio de IPS e notificações ao cliente. Também pode ser utilizado em casos mais simples de monitoramento de serviços para detectar possíveis quedas e instabilidades em sistemas e servidores.

Muitos ataques costumam ocorrer fora do horário comercial, no tardar da noite, que em muitos casos os funcionários das empresas não estão trabalhando. Por este motivo, tipicamente um SOC funciona na escala 24x7x365 com integrantes especializados em segurança da informação. Então um ataque que é feito na madrugada, finais de semana ou até mesmo em feriados, pode ser identificado e bloqueado no ato, evitando assim quedas ou até mesmo possíveis invasões no ambiente.

Além da questão de monitoramento e intervenções, o SOC também pode ser utilizado para Threat Intelligence ou Análise Avançada de Ameaças, que faz o gerenciamento de eventos para obter insights de possíveis, vazamentos de dados e incidentes de segurança ao acessar informações tanto na surface web, quando na deep e dark web.

Além dessas, o SOC pode ser útil em inúmeras questões de segurança que atualmente no mercado precisam de uma ação imediata, independentemente do horário.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *