Skip links

Segurança na nuvem com o Azure: uma visão geral sobre controle de acesso

O acesso de um usuário não pode mais ser validado com apenas um verificador. As ameaças evoluíram para burlar esses métodos, exigindo que acessos ganhem reforço nas proteções por meio de várias validações.

O Microsoft Azure coloca mais camadas de segurança para proteger os dados em nuvem. Sem complexidade. E neste artigo, vamos explorar os recursos de controle de acesso da ferramenta.

O controle de acesso no Azure faz o gerenciamento do acesso aos recursos da empresa em nuvem, como aplicativos, dados e serviços, controlando quem pode acessá-los e quais ações podem ser executadas nesses recursos. Assim, apenas usuários autorizados concluem o acesso e, uma vez logado, as ações permitidas também ficam restritas ao tratado nas políticas internas.

Funções e permissões

A abordagem para gerenciamento de acessos a recursos dentro do Azure, Role-Based Access Control (RBAC), é baseada em funções. Permite que a empresa controle quem possui acessos aos dados atribuindo a função diretamente ao usuário ou a um grupo de usuários. Essas funções determinam quais ações eles podem executar em cada recurso minimizando a exposição a riscos de segurança.

A implementação do RBAC no Azure é intuitiva. A plataforma oferece funções integradas que podem ser atribuídas a usuários ou grupos, como o Global Admin, Intune Administrator, Security Reader. Dessa forma, as responsabilidades são transferidas facilmente entre membros da equipe, conforme necessário, o que também simplifica a auditoria. Essas funções são fundamentadas em permissões predefinidas e podem ser personalizadas.

Por essas razões, o RBAC é uma ferramenta essencial no gerenciamento do acesso à nuvem Azure. Protege a organização contra riscos de segurança e viabiliza o controle completo dos dados e ativos.

Autenticação e autorização

No Azure, há vários métodos de autenticação e autorização para que apenas usuários com permissão possam acessar recursos em nuvem.

A autenticação é o processo de verificar a identidade. A autorização é o processo de determinar oque um usuário pode fazer depois que a identidade é verificada. O Azure suporta vários métodos de autenticação:

  • Autenticação com base em senha;
  • Autenticação multifator;
  • Autenticação baseada em certificado;
  • Autenticação baseada em token.

Cada método tem vantagens e desvantagens próprias, e cabe à organização decidir qual método é mais adequado para seu contexto.

Uma vez que a identidade de um usuário é verificada, o próximo passo é determinar o que eles podem fazer com os recursos em nuvem. Isso é feito usando o modelo de autorização do Azure, que usa funções e permissões para controlar o acesso aos recursos.

É importante configurar a autenticação e a autorização de forma correta, para que apenas usuários com permissão tenham acesso aos recursos em nuvem.

Acesso Condicional

O acesso condicional é uma forma de proteção em que as organizações definem políticas de acesso pautadas em condições, como localização do usuário, dispositivo utilizado ou nível de autenticação. No Azure, o acesso condicional pode ser usado em conjunto com o RBAC para elevar a barra ainda mais da segurança e do controle de acesso. A empresa pode definir políticas granulares que limitam o acesso a recursos somente a usuários confiáveis e dispositivos seguros.

Uma das principais vantagens do acesso condicional é que ele permite que as organizações definam políticas de acesso mais inteligentes e sofisticadas. Em vez de simplesmente conceder ou negar o acesso com base na função do usuário, as políticas de acesso condicional podem considerar uma ampla variedade de fatores para determinar se o acesso é permitido.

Isso permite que as organizações implementem políticas de segurança mais avançadas e mais granulares que se ajustam dinamicamente às necessidades e riscos da organização. Um exemplo para ilustrar seria criar um acesso condicional que liberasse usuários com Risco Baixo, em Android e Windows, de IPs do Brasil, acessando navegador. E a cada uma hora, a autenticação obrigatória se repetiria.

O Azure suporta o uso de autenticação multifator (MFA), que pode ser configurada como uma das condições de acesso condicional. O MFA é um método de autenticação forte que requer que os usuários confirmem sua identidade por meio de vários fatores, como senha, token ou reconhecimento facial, garantindo que apenas usuários confiáveis ​​e autorizados possam acessar os recursos.

Monitoramento e auditoria

Monitorar e auditar continuamente o acesso aos recursos em nuvem é fundamental para a detecção de atividades suspeitas e identificação de possíveis violações de segurança. No Azure, há recursos de monitoramento e auditoria. Eles fornecem uma visão geral das atividades de usuário e do uso dos recursos na assinatura. Com isso, a empresa pode identificar possíveis problemas de segurança antes que eles se tornem um problema maior.

Resultado para as empresas

O controle de acesso é uma parte crítica da proteção dedados no Azure. E entender a hierarquia de controle de acesso, as funções e permissões, a autenticação e a autorização e o monitoramento e auditoria, e seguiras melhores práticas de segurança, darão sustentação para a segurança dos dados na nuvem. E ajudarão a organização a dar passos consistentes na jornada de maturidade da postura de segurança do negócio.

This website uses cookies to improve your web experience.
Explore
Drag